Faleceu a célebre soprano australiana Dame Joan Alston Sutherland, OM, AC, DBE (07/11/1926 – 10/10/2010), considerada a mais bela voz do século XX e a maior soprano coloratura de todos os tempos por Luciano Pavarotti.
Sua pureza tonal, sua técnica extremamente refinada e o brilho de sua voz fizeram de Sutherland uma referência fundamental para a história recente da ópera. Além de ser a artista mais condecorada pela monarquia britânica, ela deixou para a eternidade registros praticamente insuperáveis de óperas completas, algumas delas redescobertas após muito tempo. Seu maior papel foi, inquestionavelmente, Lucia di Lammermoor, de Donizetti, que fez Callas a considerar como sua substituta após apresentação em Londres. Sutherland era conhecida como La Stupenda – título que recebeu na Itália ao conquistar definitivamente o público italiano.
Particularmente, e concordando com Pavarotti, considero Sutherland como a maior cantora para a ópera italiana do século XIX que conheci. O seu canto possui qualidades ímpares que, desde a questão fisiológica até a sua técnica, o tornam incomparável. Nessa escola da ópera, Callas, sem dúvida, era melhor como atriz nos palcos, mas Sutherland deixou o que de mais refinado a voz feminina pode oferecer. Certamente as suas gravações permanecerão lendárias para toda a eternidade.
[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=emVdLLp6a1U” maxwidth=”600″]Registro aqui a minha profunda gratidão a Sutherland.
Bravissima, La Stupenda!
Requiescat in pace.
Uma pena a linda voz da Joan ter desparecido… ma ficaremos com seus registros!!!
Fred,fiquei feliz em saber que vou adquirir mais conhecimentos através deste blog!!! estava faltando uma fonte dessas…abração…
Esse vídeo é de levar às lágrimas! Bravo, Joan! Verdi adorará ouvi-la ao vivo. :-)
Não poderia deixar de estar mais de acordo. Contigo e com o Pavarotti.
VIVA LA STUPENDA PRIMA DONNA ASSOLUTA