19abr 2017
A+ A-
,

Dame Joan Sutherland (1926–2010)

Faleceu a célebre soprano australiana Dame Joan Alston Sutherland, OM, AC, DBE (07/11/1926 – 10/10/2010), considerada a mais bela voz do século XX e a maior soprano coloratura de todos os tempos por Luciano Pavarotti.

Dame Joan Sutherland
Dame Joan Sutherland

Sua pureza tonal, sua técnica extremamente refinada e o brilho de sua voz fizeram de Sutherland uma referência fundamental para a história recente da ópera. Além de ser a artista mais condecorada pela monarquia britânica, ela deixou para a eternidade registros praticamente insuperáveis de óperas completas, algumas delas redescobertas após muito tempo. Seu maior papel foi, inquestionavelmente, Lucia di Lammermoor, de Donizetti, que fez Callas a considerar como sua substituta após apresentação em Londres. Sutherland era conhecida como La Stupenda – título que recebeu na Itália ao conquistar definitivamente o público italiano.

Particularmente, e concordando com Pavarotti, considero Sutherland como a maior cantora para a ópera italiana do século XIX que conheci. O seu canto possui qualidades ímpares que, desde a questão fisiológica até a sua técnica, o tornam incomparável. Nessa escola da ópera, Callas, sem dúvida, era melhor como atriz nos palcos, mas Sutherland deixou o que de mais refinado a voz feminina pode oferecer. Certamente as suas gravações permanecerão lendárias para toda a eternidade.

[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=emVdLLp6a1U” maxwidth=”600″]

Registro aqui a minha profunda gratidão a Sutherland.

Bravissima, La Stupenda!

Requiescat in pace.


Este post tem 3 comentários.

3 respostas para “Dame Joan Sutherland (1926–2010)”

  1. Uma pena a linda voz da Joan ter desparecido… ma ficaremos com seus registros!!!
    Fred,fiquei feliz em saber que vou adquirir mais conhecimentos através deste blog!!! estava faltando uma fonte dessas…abração…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.