19abr 2017
A+ A-
,

Entrevista para Rede Minas

Acabei de gravar, na livraria Mineiriana, em Belo Horizonte, uma entrevista para o programa Harmonia da Rede Minas. Este programa é uma das melhores iniciativas sobre música erudita no Brasil e já altamente recomendável.

A entrevista falou sobre o blog, em geral, e depois fiz alguns comentários sobre humor e música clássica e sobre a importância do aspecto formal na música. O programa vai ao ar (com a transmissão integral do concerto para violino de Igor Stravinsky!) neste domingo, dia 8, às 16:30. Quem estiver em Minas, veja!

Depois, o programa vai ser colocado na internet e deixarei o link aqui.

Conforme prometido:

[kad_youtube url=”http://www.youtube.com/watch?v=4hVjw7PGujE”]

Bruno Gripp no primeiro bloco do programa “Harmonia” da Rede Minas em
08 de maio de 2011


Este post tem 14 comentários.

14 respostas para “Entrevista para Rede Minas”

  1. A entrevista ficou ótima! Espero que chegue um pouco perto da qualidade do blog de vocês! Todos nós da equipe do programa já somos frequentadores assíduos dessas páginas inteligentes, profundas e divertidas! E desejamos muitos anos de blog por todo o reconhecimento que já têm – e por aquele maior ainda que virá. Abraços!

  2. Obrigado, Marianna! Gentileza sua! :)
    Agradecemos bastante o apoio e os elogios!
    Seu incentivo e de sua equipe é muito valioso!
    Estamos ansiosos para assistir à entrevista!
    Abraços musicais a todos!

  3. Boa tarde! Eu assisto o programa Harmonia todos os domingos e quando eu perco no domingo eu assisto as 00:00 de quarta para quinta feira quando a rede minas exibe a reprise. Realmente é muito bacana, acho que é um dos poucos programas na TV Aberta que eu realmente tenho tenho preocupação em não perder o horario para assistir rsrs

  4. Olá, fiquei sabendo do blog pelo Harmonia e já vim dar uma conferida!
    Acredito e desejo que muitos outros telespectadores do programa venham desfrutar do que o Blog oferece! Sou músico e venho me ingressando na música clássica a pouco tempo, espero que o Blog me ajude a aumentar o meu acervo de músicos e de obras.
    Abraços!

  5. Que ótimo, Rafael! Não deixe de mandar suas sugestões e comentários pelo site da tv. Estamos sempre de olho e é importante ter um retorno, ainda mais de quem acompanha sempre, como vc. Hudson também, viu? Abraços em todos.

  6. Acabei de mandar minha sugestão para fazerem uma materia sobre Música de video game (mais do que nunca trilhas de filmes e jogos estão ocupando um grande espaço em salas de concerto) e o meu compositor preferido nessa especialidade é o japonês Nobuo Uematsu. Grande abraço e grande matéria

  7. Rafael,

    Isso é muito engraçado, porque no que diz respeito ao blog eu já tinha planos de escrever um post sobre música clássica e video game. Não seria exatamente a trilha escrita para os jogos de maneira geral, mas a música clássica empregada neles e a interação com a música que alguns jogos dão ao jogador.

    Abraços!

  8. Leonardo,

    Depois da uma olhada no link do youtube (não sei se pode postar aqui mas la vai)

    http://www.youtube.com/watch?v=evS1w7PmpJU

    Essa composição Liberi Fatali é a abertura do Game Final Fantasy VIII (um dos mais famosos da série junto ao FF VII). Eu como pianista (amador) amo esse compositor especialmente pelos trabalhos lançados intitulados “Piano Collection” que tem as músicas de Cada FF lançado em cd, músicas para piano solo, e as partituras se acham com facilidade na internet. Esse compositor também tem um dvd com a Filarmonica do Japão chamado “Tour de Japon: Music from Final Fantasy” muito bacana, não encontrei para comprar aqui no Brasil então o jeito foi baixar no torrent mesmo rs.
    A uns 2 anos atraz eu acho passou uma tour pelo Brasil chamada “Video Game Live” onde foi apresentada trilhas de jogos nas salas de concerto entre elas Metal Gear e Super Mario Bros. Passou em Belo Horizonte mas infelizmente eu estava fora do Brasil e não pude presenciar, mas eu vi uma matéria acho que no Harmonia mesmo falando deles quando passaram em BH.

  9. Oi, Rafael. Sim, por um amigo eu ouvi falar desses concertos e ouvi algo. Os compositores da música do FF e do Zelda/Mario, além da trilha verdadeiramente fílmica do Metal Gear Solid, são muito talentosos. E nesses casos é muito curioso perceber a música da trilha dos jogos se ajustando à função de representarem a elas mesmas em uma sala de concerto. Parte dos recursos que criavam um efeito e um ambiente para o jogo permanece, então eles precisam ir em busca de uma unidade para a peça, que em um concerto vai ser acompanhada com um “início-meio-fim” cuja coerência passa a ser imprescindível.

  10. Uhunm. Certa vez vi no youtube a gravação da trilha sonara do filme Memorias de uma Gueixa, eu particularmente não sabia que primeiro o filme é gravado e depois é feita a trilha (parece ser obvio mas eu não sabia). Nesse making of q vi mostra orquestra tocando e uma tela enorme atraz onde passa a Cena do filme em que a música vai aparecer, ai logicamente que o regente olhando a cena ele descobre onde exatamente por aquela emoçãozinha da música (obviamente ajudado por alguem da produção do filme tambem) é interessante o processo. O celista YO YO MA toca nessa trilha sonora

  11. Bem legal a entrevista, parabéns ao Bruno e aos blogueiros!

    Marianna, não te conhecia mas já virei seu fã. :) Precisamos de mais programas como “Harmonia” na TV!

  12. Caros,

    A equipe do programa Harmonia e o produtor Clóvis Ribeiro foram atrás desta entrevista, feita em 2011 pela Marianna Bretz, e a publicaram no canal deles no YouTube! Colocamos novamente disponível no post, muito gratos pela gentileza do pessoal da Rede Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *