19abr 2017
A+ A-

Euterpe, 4 anos

verdi_birthday

Acrescentem mais uma vela ao bolo de Euterpe, que hoje é nosso aniversário de 4 anos! \o/ E como já virou tradição, usemos a ocasião para o bem, revendo o que passou numa postada só e fazendo votos de coisas ainda melhores até a próxima festa!

Retrospectiva-ano 4

wagner_birthdayO ano de 2013 teve dois aniversariantes de peso: Richard Wagner (1813 – 1883) e Giuseppe Verdi (1813 – 1901), ambos completando 200 anos de idade! Ao primeiro o blog dedicou uma análise especial: “Vamos ouvir Wagner? Especial de 200 anos – Die Walküre: Ato I”. A intenção era, em meio a tantas discussões acaloradas e prolixas sobre Wagner por aí, dar lugar à audição atenta da sua música, e isso foi feito como se o leitor tivesse um amigo sentado numa poltrona ao lado do aparelho de som comentando os aspectos mais relevantes da música, dos leitmotive, da estória e da estrutura do primeiro ato de A Valquíria enquanto este era ouvido. Foi uma bela experiência! Ao segundo tivemos a continuação da série “Verdi, leitor de Shakespeare”, explorando o melhor e mais maduro da produção de Verdi e da história da ópera quando este se dedicou de maneira genial a enredos inspirados no seu escritor favorito.

Em um ano tão especial para dois dos maiores operistas de todos os tempos, o blog ainda apresentou reveladoras contextualizações para a apreciação da obra de Donizetti em “A Borgia de Victor Hugo nas mãos de Donizetti” e da ópera barroca no seu estilo mais sério em “Um banho de seriedade na ópera barroca” – em especial este último foi uma grande aula sobre um dos critérios mais importantes para a ópera barroca: a doutrina dos afetos e sua influência dramática e musical nas árias do período.

Roupas-pesadas
Dançarinos com as roupas criadas por Nicholas Roerich para a Sagração da Primavera

As tradicionais análises também tiveram momentos brilhantes, como a deliciosa palha há tanto tempo esperada de música brasileira em “Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº5”. Aliás, 2013 ainda mostrou que não estava para pouco: em 29 de maio aquela que é talvez a maior obra-de-arte do século XX completou 100 anos, e Euterpe compareceu em dia com uma história e uma análise antológica e muito bem ilustrada em “Stravinsky: A Sagração da Primavera”. Brahms e a Balada para piano Op. 10 No. 1, um dos raros exemplos de inspiração extramusical na música instrumental do compositor, também ganharam uma análise que foi resgatar o valor da inspiração romântica (e particularmente do próprio Brahms) na arte distante e popular em “Edward! Edward!”. E os mozartianos, sempre tão bem representados no blog, ganharam uma análise surpreendentemente reveladora e divertida, quem diria!, em “A música mais famosa de Mozart: Eine kleine Nachtmusik.

Mozart também ganhou um post de lavar a alma em “A humanidade do divino Mozart”, sobre a instigante questão da sua personalidade: como o autor de uma música tão sublime se concilia com a imagem que, a depender da impressão deixada por suas cartas e por seu retrato em filmes como Amadeus, seria a de um grande “boca suja”?

Claudio Abbado (1933-2014)
Claudio Abbado (1933-2014)

Por fim, dois posts especiais: “Para o indizível, música e poesia (Frauenliebe und -leben, de Schumann)”, que mostrou, através de um singelo exemplo da música de Schumann, até que ponto a música pode expressar o que linguagem nenhuma pode comunicar, nem mesmo a poesia!, e “Minha homenagem a Claudio Abbado”, escrito pelo Amancio para expressar melhor do que qualquer obituário no mundo o que a morte do regente Claudio Abbado, falecido aos 80 anos em 20 de janeiro de 2014, pode significar de verdade para o ouvinte.

O blog continua com grandes planos e muitos rascunhos na gaveta. Se apenas os mais imediatos puderem ser cumpridos neste novo ano nós já teremos grandes novidades!

Que o entusiasmo continue em alta para os textos e as leituras dos amigos!

Este post pertence à série:
1. Euterpe, 1 ano
2. Euterpe, 2 anos: retrospectiva retroativa
3. Euterpe, 3 anos
4. Euterpe, 4 anos
5. Euterpe, 5 anos

Este post tem 13 comentários.

13 respostas para “Euterpe, 4 anos”

  1. Parabéns aos autores do blog pelo relevante trabalho que realizam na propagação e interpretação da música clássica na internet ! E que possamos comemorar muitos outros aniversários…

  2. Sou apenas um apreciador da música, e um frequentador do Blog. Não precisa ser nenhum expert para sentir e perceber a maestria (literalmente) com o assunto música é tratado aqui. Há excelência, conhecimento, humor, criatividade e muita, muita dedicação. Fico feliz, e agradeço de poder, ter tido (através deste Blog) e de seus organizadores, ter descoberto e aprendido tanto sobre essa música encantadora. Aprecio agora ainda mais, após entender mais e melhor esse universo de sons, histórias, curiosidades e gratas surpresas.
    Meus mais sinceros votos de longa vida, e meus agradecidos parabéns.
    JFarias Israel

  3. Muitos parabéns e muitos anos de vida a este blog fantástico e, obviamente, aos seus autores por todo o trabalho fabuloso que têm tido!!!!!

  4. Parabéns pelo aniversario !! Adoro blog e estou sempre acompanhando. Os textos são ótimos! Obrigada pelo incrível que vocês estão fazendo,

  5. Adoraria ver um post sobre os 300 anos de Carl Philip Emanuel Bach e sua importância na História da Música!

  6. Euterpe é uma musa muito inspiradora que nos traz sua luz, mais do que necessária numa época e mundo que se acomodam logo à superficialidade. Que seu trabalho continue a nos informar e deliciar, enqunto outros procuram apenas nos entreter. Parabéns e abs.

  7. Excelente revisão, Leo! Obrigado pelo post! São quatro anos de muito prazer nesse projeto… Parabéns para todos nós que fazemos o blog: autores e nossos queridos e seletos leitores. Vamos em frente! Abraços sempre euterpianos!

  8. Parabéns pelo blog, e vida longa , adoro o blog e sempre que posso fico horas lendo os lendo os artigos, que venham muito e muitos anos.

  9. Parabéns (mais do que atrasado) por mais um aniversário deste maravilhoso blog. Vida longa a ele! Parabéns a cada um pelo incrível trabalho que foi feito nesses 4 anos, um trabalho que vai se tornando cada vez mais referencial e importante para todo tipo de público dedicado à música erudita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.